quinta-feira, 20 de janeiro de 2011


Natal na Inglaterra
Natal é quase o mesmo na maioria dos países ocidentais. Mas alguns detalhes são bem característicos de certos países. A Inglaterra, que está se tornando a cada dia mais um país multicultural, ainda preserva várias tradições no seu dia-a-dia e não poderia deixar de ser diferente quando o assunto é o Natal. A maioria de vocês já deve ter visto em filmes ou lido em livros, então vou descrever aqui só os costumes mais peculiares.
A começar pela decoração da casa. Além da tão previsível árvore de Natal e das guirlandas na porta, é muito comum encontrar pendurado na porta de entrada, um ramo de galhos de folhinhas verdes e pequenas flores branquinhas. É o mistletoe. Diz a tradição anglo-saxônica, que um homem deve beijar uma miúda que, sem ter idéia, se encontrar acidentalmente em baixo de um ramo de mistletoe pendurado no tecto. Na verdade este costume vem da época dos druidas, que acreditavam que o beijo trocado em baixo da árvore mistletoe era sinal de amizade e boa vontade.
É comum também expor todos os cartões recebidos dos amigos e parentes. Não há regra. Eles podem ficar no parapeito da janela ou embaixo da árvore no Natal. Mas é bem comum estender uma longa fita na parede e colocar todos os cartões pendurados nela.
Mas antes que todos sejam servidos, um simples presentinho descansa sobre os pratos. Parece uns rebuçados em tamanho gigante, feito de papel brilhate. São so famosos crackers! E devem ser aberto por duas pessoas. Cada um segura uma ponta do cracker e puxam em direção oposta. O cracker então se abre, fazendo um pequenino estouro quando a tira explosiva se rompe. Todos os convidados têm direito a um cracker. Dentro de cada cracker há um chapéu de papel, um brinquedo e uma piada ou um ditado.
Elaborado por:
Bruno serol

Sem comentários:

Enviar um comentário