quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Tradições de Natal na minha terra


Nas vésperas de Natal faço as filhoses, quase sempre de forma pois são as que mais gosto, faço alguns doces tal como, o arroz doce, o pudim de ovos, os bêbados, que são uns fritos muito bons.  
Tempero o peru, demolho o bacalhau, colho as couves na horta, tempero os assados, para no dia de Natal irem ao forno a assar, prepara-se a chaminé para fazer a fogueira, pois tenho sempre um tronco de árvore para essa noite.
No dia de Natal junto a família toda, filhos netos e genros.
Na noite da consoada depois de fazer os assados e cozer o bacalhau e as couves, ajeito a lareira ponho a mesa e espero pela família, os netos vêm com a esperança que o menino Jesus traga alguma coisa, e deixe no sapatinho que eles deixam na minha casa. Quando chegam é uma festa, pois são primos, e poucas vezes se vêem, brincam todos até ao jantar. Quando chega a hora vamos todos para a mesa, tudo come com gosto e em volta da lareira os garotos esperam pelo Pai Natal para verem os presentes. Por volta da meia-noite abrem-se os presentes e vamos todos para a cama. No outro dia ninguém se levanta cedo. Tenho a minha família, (irmãos) longe, em França, e desejo-lhe votos de festas felizes, através de um cartão de boas festas e feliz ano novo.    



Formanda: Maria José Mourão

 




 






Sem comentários:

Enviar um comentário