quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Natal no Norte


Além dos presépios muito definidos na nossa região em cada lugar são encenados da imaginação de cada um de nós.
Utilizamos materiais que a natureza oferece.Na noite da consoada os bairros juntam-se em grupos,e andam de casa em casa a cantar ao Menino Jesus.levam consigo um bailão,e uma esquilinha ,para juntarem coisas para levarem para a missa do galo,essas ofertas são dadas no dia de Natal às pessoas mais pobres.
Faz-se uma fogueira em cada bairro essa fogueira que é chamada o canhoto.O jantar é o tradicional bacalhau,as batatas cozidas,e a couve portuguesa,a mesa é posta para o jantar e só é levantada no dia 26 de Desembro.Depois do jantar põem –se os doces tais como:arroz doce,aletria, sonhos de mogango,pasteis de bacalhau, rabanadas  etc.Por volta das 10 da noite as pessoas juntam-se com acordeons,bombos em redor da fogueira. Levam-se febras,chouriços,e faz-se o baile em volta da fogueira.É  lindo! Quando se aproxima a meia noite regressamos a casa e segue-se a troca de prendas,e continua a festa até ao amanhecer.
Dia de Natal ao almoço come-se o famoso galo capão assado,os doces,salgados e toda  aldeia vai a missa agradecer ao menino por mais um ano.





Maria da Graça                                                                                     09.12.2010

Sem comentários:

Enviar um comentário